​Ações educativas marcaram Maio Amarelo em Feira de Santana

O mês de maio se encerra nesta terça-feira (31) e come ele a campanha Maio Amarelo cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos, no trânsito em todo o mundo. Em Feira de Santana diversas ações educativas foram desenvolvidas acerca da conscientização sobre o respeito às normas e às legislação de trânsito, tanto para condutores de veículos, quanto para pedestres.

A Superintendência Municipal de Trânsito realizou diversos eventos na cidade, ações presenciais de corpo a corpo com os cidadãos feirenses de forma geral, condutores e transeuntes, pois todos fazem parte do trânsito, motoristas e pedestres, como explica Cleudson Almeida, Superintendente de Trânsito de Feira de Santana. “Realizamos uma série de palestras, principalmente em empresas que atuam nos segmentos voltados para a área de transporte e empresas que contam com grande fluxo de veículos que trafegam diariamente pela cidade. Também fizemos ações em escolas municipais e da rede municipal. Realizamos um evento na Avenida Nóide Cerqueira, com o apoio do Sest Senat; do Sesc; do Sesi; do Corpo de Bombeiros; da Guarda Municipal; da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da VitalMed e de algumas academias de Feira de Santana, tudo isso com o intuito de ao máximo a conscientização da população acerca da importância da educação para o trânsito”, explica o superintendente.


O dirigente disse que o objetivo é que as ações educativas se estendam para os meses subsequentes. “Queremos demonstrar que não podemos focar esse tipo de ação exclusivamente para o mês de maio, mas que temos, sim, que estar atentos às leis e normas de trânsito em todos os dias e meses do ano. Ressaltar a importância de se utilizar os equipamentos de segurança, evitar conduzir veículos falando ao celular, frisar que importância dos motociclistas usarem capacete e os demais equipamentos de segurança e respeitar as normas de trânsito, os limites de velocidade que são impostos, enfim”, pontua Cleudson.

O Superintendente destacou a importância da adesão dos comerciantes da Avenida Maria Quitéria à campanha de conscientização sobre a importância da desobstrução do passeio público, permitindo que os pedestres possam circular sem se colocarem em risco. “Pudemos contar com a total compreensão e adesão deles e isso foi muito importante e gratificante. Os demais pontos comerciais da cidade também estão sendo notificados administrativamente e têm respondido muito bem, assim como bares, lanchonetes e restaurantes também estão aderindo à campanha de desobstrução do espaço público, facilitando a vida do pedestre”, destaca o superintendente.

Cleudson Almeida ainda falou sobre a obstrução da Rua Desembargador Felinto Bastos, a Rua de Aurora, que recentemente tem suscitado muitas reclamações de pedestres e transeuntes. E o superintendente foi enfático: “Vamos chegar lá, até porque nossas ações não visam apenas determinadas regiões da cidade, mas sim todo e qualquer lugar onde for preciso estar. Já identificamos os problemas daquela localidade, tanto no que diz respeito ao trânsito e tráfego de veículos, quanto de ocupação das calçadas pelo comércio. É preciso ressaltar a importância e a eficiência de campanhas educativas, pois não é apenas com punição que se educa e orienta a população. Não queremos intervir de forma negativa na atividade comercial, mas é preciso ter consciência e organizar nossa cidade”, conclui o superintendente.

OUTRAS NOTÍCIAS