A cidade de Feira de Santana tem se destacado mundialmente como celeiro de talentos no MMA feminino. Desde o título no InvictaFC e o ingresso de Virna Jandiroba no UFC, a academia Fight House, tem recebido atletas de várias partes do mundo que buscam treinamento profissional. Comandada pelo head coach Renato Velame, faixa preta de Jiu-Jitsu, o treinamento da academia não é exclusivamente voltado para mulheres, mas vem chamado atenção pelos resultados. Somente em 2021, são 6 lutas e 6 vitórias no MMA feminino. Recentemente, duas atletas da equipe feirense conquistaram cinturões do Samurai, liga de MMA sulamericana, criada pelo empresário uruguaio, que mora dos EUA, Martin Pakciark.
Yasmin Lucindo, que tem brilhado no MMA brasileiro, conquistou o cinturão na categoria peso mosca. A atleta, que é natural de Fortaleza, mas mora em Feira de Santana tem apenas 19 anos e já chamou atenção de eventos de grande porte como UFC e InvictaFC. Com um lindo nocaute, a argentina Ailin Perez também conquistou cinturão na sua última luta e agora soma um cartel de 5 lutas e 5 vitórias. Perez e Lucindo treinam diariamente com Virna Jandiroba, em Feira de Santana, e sonham um dia também chegar ao maior evento de MMA do mundo. “As duas são excelente atletas e mostraram isso no último evento. Treinamos juntas e sei que elas tem potencial pra lutar qualquer evento do planeta”, disse Jandiroba.
Renato Velame atribui o sucesso da equipe feminina a dedicação e foco. “Somos uma equipe unida, dedicada e focada. Treinamos todos os dias, um sempre ajudando o outro e isso no fim faz diferença. Não é a toa que atletas, tanto homens quanto mulheres procuram a Fight House e vem para Feira em busca de treino de qualidade”, ressalta. Na academia as atletas encontram treinamento de boxe, muay-thai, Wrestling, jiu-jitsu, além de acompanhamento profissional com fisioterapeuta e preparador físico.
Velame conta que a academia já recebeu atletas da China, Peru, Argentina, Paquistão, Equador e de diversos estados brasileiros. “Hoje no Brasil somos uma respeitada equipe de MMA. Feira pode ser orgulhar desse feito”, diz.
Em outubro, mais desafios à vista. Dia 30, Virna enfrenta Amanda Ribas no UFC 267, na Ilha da Luta em Abu Dhabi. Ela vem de vitória sobre Kanako Murata, por nocaute técnico. Para essa luta, Velame está confiante em mais uma boa exibição de sua pupila. “A expectativa de uma grande luta, duas grapling que estão no ranking em posições parecidas. Virna em 12 e Amanda em 11. Provável que quem vença entre no top 10 da categoria. São duas atletas que buscam a luta o tempo todo, será uma grande luta para o público.
Outra atleta da Fight House com luta marcada é Layze Cerqueira. O desafio é no Iron Man, em Belém do Pará. “Layze é a principal sparring de Virna e uma atleta muito talentosa. Acredito que voltaremos do Pará com mais uma vitória na conta”, disse Renato.
Informações;Blog do Velame