A educação de qualidade forma cidadãos compromissados com a transformação social, diz Beldes

image_mini (1)

image_mini (1)

Beldes destacou que nos primeiros três anos de gestão do governo Wagner houve um melhoramento circunstancial nas estruturas físicas das escolas do Estado. “Foram 1. 400 escolas que tiveram reformas de forma parcial ou total e, diga-se de passagem, aqui em Feira de Santana, no universo de 94 escolas, nós tivemos 60 estabelecimentos de ensino totalmente reformados”, salientou.

Outro avanço na área da educação citado pelo vereador foi a ampliação do ensino técnico profissional. “Há seis anos, aqui no estado da Bahia, nós tínhamos 4 mil alunos sendo atendidos por essa modalidade de ensino e, hoje, há cerca de 400 mil jovens sendo atendidos pelo ensino técnico profissional, que é de extrema importância para o ingresso no mercado de trabalho”, disse.

Também foi ressaltado pelo edil o programa Todos pela Educação (Topa) – criado pelo Governo do Estado, com o objetivo de promover uma educação de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para a inclusão social, política, econômica e cultural desses sujeitos.

“O Topa é considerado o maior programa de alfabetização do Brasil. 700 mil pessoas foram atendidas por esse programa e saíram da margem do analfabetismo e, hoje, tem no mínimo a capacidade de ler, escrever e fazer conta”, afirmou o petista.

O vereador destacou também o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que atente as localidades distantes do interior baiano (zona rural) a partir de uma linguagem digital. Segundo ele, as aulas são ao vivo, transmitidas, via satélite, em tempo real, com professores mediadores em cada sala.

Beldes salientou ainda a implantação de salas com recursos multifuncionais para atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular.

A instalação de laboratórios de informática em todas as escolas da rede estadual e eleições de dirigentes escolares também foram destacadas por Beldes, como avanço na educação pública.

“Tivemos ainda a criação de projetos estruturantes, como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE) e o Tempos de Artes literárias (TAL)”, informou.

De acordo com o petista, este ano, será implantado, em Feira de Santana, o Centro de Educação Noturna, no Colégio Gastão Guimarães, devido à grande evasão de alunos nesse turno.

O edil também fez questão de ressaltar que os colegiados e grêmios escolares foram fortalecidos na gestão do governador Jaques Wagner. “O governo Wagner está pautado em fortalecer a participação da comunidade no âmbito escolar”.

Em sua opinião, o Governo do Município deveria tomar como exemplo as ações do Governo do Estado para também viabilizar uma educação pública de qualidade para formação de cidadãos compromissados com a transformação social. “Só a escola é que forma um cidadão melhor. E só um cidadão melhor é que forma uma sociedade melhor”, afirmou.

Beldes  formou-se no curso de Licenciatura de Letras Vernáculas, é professor concursado pelo estado da Bahia e  foi diretor da Diretoria Regional de Feira de Santana (Direc 02).

OUTRAS NOTÍCIAS