870 animais são imunizados contra a raiva em três dias de campanha

148265-3

148265-3

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), imunizou até a última quinta-feira (5), 870 animais. Os dados correspondem aos três primeiros dias da campanha de vacinação antirrábica. A expectativa é que 70 mil animais sejam protegidos contra a doença.

A campanha terá o dia D de mobilização municipal no sábado, 14 de julho. Só neste dia, 17 bairros serão contemplados, são eles: Queimadinha, Oyama Figueiredo, Panorama, Feira VI, Liberdade, Sitio Matias, Fraternidade, Francisco Pinto, Panorama, Irmã Dulce (Vietnã), Capuchinhos, Tomba, Feira X, Tanque da Nação, Kalilândia, Jussara e Estação Nova.

Donos devem levar cartão de vacinação dos animais e coleira

A orientação para os donos de cães e gatos é que levem o cartão de vacina, se o animal tiver, e coleira para a segurança dos agentes de zoonoses e das pessoas ao redor. “Os animais mais agressivos é necessário que sejam levados com coleira e mordaça”, ressalta a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.

Tem direito a vacina cães e gatos a partir de três meses de vida e não tem contra indicação para animais castrados recentemente, além de fêmeas prenhas ou amamentando. “A vacina não é aconselhada para animais debilitados ou que estão fazendo tratamento com antibiótico e corticoide”, afirma a coordenadora.

Caso haja suspeita de raiva animal, os donos devem ligar para o telefone do CCZ: (75) 3614-3613.

OUTRAS NOTÍCIAS