A 1ª Edição da Expo Segurança, realizada entre os dias 16 e 18 de fevereiro, no terceiro piso do Shopping da Bahia, já começou com novidades, e uma delas foi o uniforme da Coordenação de Operação Especiais (COE) – Polícia Civil, que atua nas situações que fogem a rotina, a exemplo de investigações, crises, desarmamento de explosivo e resgate de reféns.
Elaborado com o tacline, um tecido importado, difícil de ser clonado, os novos uniformes foram desenhados respeitando três pilares: saúde, conforto e segurança, os mesmos utilizados por forças de segurança e militar de outros países e pela Polícia Federal e o GAT de Brasília.
De acordo com o coordenador da COE, delegado André Viana, o novo uniforme impede que o policial seja localizado facilmente em ações durante o dia, além de ser semipermeável à chuva e à transpiração, facilitando as ações que exigem força e rapidez. “O tacline é muito versátil. Além de facilitar os movimentos, reduz a silhueta de quem usa, impedindo que o policial se torne um alvo de fácil localização”, destaca o delegado”.
André ressalta também que o atual uniforme preto, da COE, continua sendo o oficial e o novo uniforme – cor multicamp, tom que lembra os uniformes usados pelas forças da OTAN nos últimos conflitos no Oriente Médio, será utilizado de acordo com a operação a ser realizada.