Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras acontece nos dias 23 a 25

5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras acontece nos dias 23 a 25

Nos dias 23 a 25 deste mês, a Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana e o Núcleo Moviafro de Mulheres Negras (NUMNEGRAS) promovem o 5º Encontro de Mulheres Negras. O evento será transmitido no perfil do Instagram @moviafrofsa.oficial, das 19h às 22h.

A edição deste ano terá como tema “Tereza de Benguela, a Chica do pandeiro. Outras Terezas e outras Chicas, mulheres negras e suas múltiplas resistências”. A programação conta com formação da mesa composta por membras do NUMNEGRAS, promovendo saraus afropoético e afromusical.

O encontro tem o objetivo fortalecer as ações de debate sobre a identidade da mulher negra brasileira, em alusão ao mês da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha. A iniciativa também pretende homenagear a matriarca da Quixabeira da Matinha, a mestra da cultura popular Dona Chica do Pandeiro – referência de mulher negra na região.

TEREZA DE BENGUELA

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.

O Encontro Moviafro de Mulheres Negras tem se consolidado como um dos principais eventos alusivos às comemorações do mês de julho, mês da mulher negra em Feira de Santana e região metropolitana.

FOTO TIRADA ANTES DA PANDEMIA

Informações: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS