5 Hábitos saudáveis para você manter o foco e dinâmica do trabalho remoto

mulher-home-office-freepik_widelg

O trabalho remoto tem muitas vantagens, como mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, mais tempo para ficar com a família, não ter a necessidade de passar horas no trânsito ou gasto com deslocamento. 

Porém manter o foco com tantas distrações em casa pode ser um desafio. Por isso, o JC Concursos separou uma lista de hábitos saudáveis para quem trabalha de home office.

5 hábitos saudáveis para manter o foco no trabalho trabalho

Organize seu dia

Quanto mais o dia estiver planejado, mais fácil será lidar com as demandas e também imprevistos que irão surgir. Separe todas as atividades que deve ser feita, organize por ordem prioridade e dificuldade, mas também deixe intervalos para descanso e alimentação. 

Segundo uma ciência que estuda os ritmos biológicos, a cronobiologia, esses rituais são importantes para nosso corpo e mente. Em resumo, quanto mais organizado e mais planejado, melhor você irá administrar o seu foco, produtividade e tempo.

Separe um local para o trabalho

Mesmo que grande parte das pessoas não tenham um escritório em casa, é importante separar um cantinho dentro da casa para realizar o trabalho. Outra dica é evitar ao máximo trabalhar deitado na cama. 

Sempre faço o seu turno sentado em uma cadeira, com mesa e computador. Isso não vai ajudar apenas a manter um foco, mas também ajudará na sua saúde física, evitando problemas na coluna e na postura. Além disso, o seu corpo vai entender que quando está sentado é o momento de trabalho e quando estiver deitado é o momento de descanso.

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos combinado com práticas de alimentação saudável são uma maneira de manter a saúde em dia e o foco também. Existem diversos estudos comprovando os benefícios desses dois hábitos para o corpo e a mente. 

Mesmo que não tenha tempo ou condições de frequentar academias, separe intervalos para se alongar e meditar durante o trabalho. Qualquer pequeno movimento que fizer já vai trazer grandes benefícios para o profissional de home office.

Converse com a sua família

Para quem trabalha remotamente e ainda mora com a família ou outras pessoas, manter o foco pode ser um desafio. Por isso deixe claro que por algumas horas não gostaria de ser interrompido para não diminuir a sua produtividade e gostaria de ser chamado apenas em casos de emergência. 

Faça pausas

Um dos principais pontos para manter um bom foco é saber quando parar. Não adianta se esforçar quando não consegue mais manter a concentração. Quando sentir que esse momento chegou, tire uma pausa, descanse e faça outra coisa. Retorne quando sentir-se mais descansado e vai perceber como vai estar muito mais disposto para realizar alguma tarefa.  

Fonte: JC Concursos

OUTRAS NOTÍCIAS