4ª Conferência Municipal da Juventude acontece nesta quinta feira, 28.

Matheus-Pinheiro-4a-cnferencia-municipal-da-juventude

A 4ª Conferência Municipal da Juventude, será realizada nesta quinta-feira, dia 28, das 8h às 17h, no auditório da Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas, em Feira de Santana. Com o objetivo de discutir políticas públicas para os jovens, relacionados às suas necessidades e interesses, o tema desta edição é ‘Fortalecer o presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver
Está prevista a participação de diversos representantes dos segmentos do município, por exemplo, estudantil, cultural, religioso, entre outros. Matheus Pinheiro, presidente do Conselho Municipal da Juventude, explicou que antes de chegar ao evento final, houve debates realizados em pré-conferências.

“Eixos como Juventude, Democracia, Participação social, Desenvolvimento em Feira de Santana na Bahia e no Brasil, o dois, Parâmetros e Diretrizes de Políticas Municipal, Estadual e Nacional da Juventude. O terceiro foi Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude e tivemos o último que foi Juventude Viva, Segurança Alimentar e as Interseções para redução de Impactos Estruturais”, explicou
Segundo Matheus, as pré-conferências contaram com a participação dos 16 Centros de Assistência Social de Feira de Santana (Cras) que passaram pelos bairros Jardim Acácia, Conceição, Cidade Nova e Baraúna
Atualmente são inúmeras as necessidades da juventude, desde a saúde mental, participação na violência, vaga no mercado de trabalho e projeção da vida adulta. Levando essas problemáticas em consideração, o presidente avaliou a demanda dos jovens feirenses, conforme o que foi discutido nas quatro pré-conferências.

“O jovem reclama muito da falta de emprego, da falta de cursos profissionalizantes, mas não é aquele profissionalizante de corte e costura, escova, aprender a cortar cabelo, enfim, são cursos mais profissionalizantes mesmo, de mecânica, elétrica, entre outras por parte do município. Reclamam muito de falta de espaço para esporte, para a cultura, para o lazer, então dentro de todas essas propostas que criamos durante esses dias de debates, de diálogo, de construção de propostas, a gente colocou em pauta uma criação de semana da juventude, a gente colocou em pauta, mais investimentos na área de esporte, cultura e lazer”, colocou.

Além disso, ele pontuou que um relatório será retirado dessa conferência final após votação das demandas entre os delegados. Este será entregue ao município e posteriormente, encaminhado ao estado e aos órgãos federais. Por isso, a participação da juventude na elaboração desse documento é fundamental, pois coloca os jovens como protagonistas das suas reais necessidades.

“O município precisa investir mais em políticas públicas de juventude. O jovem é o presente, então a gente precisa investir nesse presente para termos um futuro melhor, com poucos jovens no mundo das drogas, com poucos jovens morrendo. Enfim, a gente precisa mudar o quadro que a gente vive atualmente e para mudar isso é necessário investir na juventude”, concluiu Matheus.

Informações extraídas do Acorda Cidade
Foto: Ney Silva

OUTRAS NOTÍCIAS