Trump e Putin se encontram em Helsinque, na Finlândia

aperto-de-mao

aperto-de-mao

Nesta segunda-feira (16) os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, deram início a um encontro em Helsinque, na Finlândia, nesta segunda-feira (16). A conversa dos dois líderes no Salão Gótico do Palácio Presidencial, que começou com mais de 40 minutos de atraso, terá como testemunhas apenas seus intérpretes.

Antes do início da conversa privada, Putin afirmou diante dos jornalistas que é hora de falar sobre as relações entre Rússia e Estados Unidos, além de questões internacionais.

Trump disse esperar conseguir estabelecer uma “relação extraordinária” com o mandatário russo. Para Trump, entender-se bem com a Rússia é “uma boa coisa”. Ele ainda elogiou a Copa do Mundo, que terminou neste domingo (15), e o desempenho da seleção russa na competição. Entre os assuntos que serão abordados na reunião, Trump destacou a China e o combate às armas nucleares.

Trump e Putin chegaram separadamente ao palácio presidencial finlandês. O presidente americano esperou em seu hotel a chegada do líder russo, conhecido por chegar atrasado a eventos importantes. Putin deixou o aeroporto direto para o palácio presidencial e lá aguardou a chegada do chefe de estado americano.

O encontro privado deve durar uma hora e meia. Em seguida, os presidentes serão acompanhados por um grupo em um almoço de trabalho no Salão de Espelhos.

Enquanto Trump conversa com Putin, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, participa de uma reunião paralela com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

Putin e Trump darão uma entrevista coletiva, prevista inicialmente para as 16h50 locais (10h50 em Brasília), mas não devem divulgar um documento conjunto, como adiantou um porta-voz do Kremlin na última sexta-feira.

OUTRAS NOTÍCIAS