Após o resultado da eleição estadual, que culminou na derrota do ex-prefeito de Feira de Santana Zé Ronaldo (DEM), correu nos bastidores da política baiana a informação de que os parlamentares preferiam que o candidato fosse o ex-deputado federal João Gualberto (PSDB). Na tarde desta sexta-feira (11), o deputado estadual Targino Machado (DEM) confirmou essa versão.

“João Gualberto tinha a possibilidade de amolar as unhas e ir na jugular do governador porque é o perfil dele. Zé Ronaldo fica naquela: ‘se eu nunca falei, se eu não puder falar bem, mal eu não falo'”, comparou o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O parlamentar acrescenta que “quase todos” os deputados preferiam que o tucano fosse o candidato oficial do grupo.

Mas com outra escolha, o resultado da eleição mostrou que a candidatura de Zé Ronaldo não foi bem sucedida. Segundo mais votado, ele garantiu apenas 22% dos votos válidos do pleito. O governador Rui Costa (PT) se reelegeu com mais de 75% dos votos dos eleitores baianos.

Targino só não explicou porque Zé Ronaldo foi o representante escolhido, mesmo não sendo o preferido pelo grupo. Ele disse simplesmente que o correligionário “não aceitou retirar” a candidatura.

Fonte: Bahia Notícias