SMTT afasta dois fiscais. Novas gravações comprometedoras aparecem

smtt-afasta-dois-fiscais-novas-gravacoes-comprometedoras-aparecem

smtt-afasta-dois-fiscais-novas-gravacoes-comprometedoras-aparecem

Duas pessoas foram afastadas (os nomes não foram divulgados) e uma delas foi responsabilizada pelo esquema de extorsão a motoristas do transporte clandestino em Feira de Santana, que veio a público na última semana. A secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) encaminhou para a delegacia documentos que fazem parte da apuração das denúncias do esquema por parte de funcionários da empresa PRIVAT, que presta serviços de apoio às fiscalizações.

De acordo com o secretário municipal de trânsito, Major Ebenezer Tuy, as investigações começaram antes das denúncias vazarem na imprensa, quando foram recebidos arquivos de áudios registrados pelo WhatsApp, onde os suspeitos cobram propina para liberarem a fiscalização dos clandestinos, e reclamam de atrasos nos pagamentos.

“Destas duas pessoas uma efetivamente confirmou que a voz do áudio era dela. A secretaria recomendava que ele anotasse as placas dos carros e ele afirmou que não anotava. Essa pessoa confirmou que a voz era dela e efetivamente comprovamos que ele teve participação no diálogo com essas pessoas que praticam o transporte clandestino. A secretaria afastou então de imediato esta pessoa. Quando os fatos vieram à tona esta pessoa não estava mais trabalhando na secretaria”, afirma Tuy.

Após conclusão das primeiras apurações, o secretário reuniu documentos que comprovam a identificação do acusado, e encaminhou para a delegacia para que possa ser instaurado um inquérito e após a conclusão deste, haverá o fim da sindicância na secretaria.

“Queremos deixar claro é que se alguém se envolve em uma suposta prática ilícita, esta pessoa precisa assumir a responsabilidade, tanto é que nós já iniciamos uma apuração, afastamos estes possíveis autores e encaminhamos para a delegacia para que a polícia tome as medidas legais”, comenta.

Sobre a participação da empresa nas fiscalizações do trânsito, Tuy afirma que está satisfeito com os serviços dela. “Não temos o que reclamar, pois até então as pessoas estavam desempenhado suas atividades normalmente”, avalia. O secretário afirma que houve um aumento de 80% nas apreensões dos carros irregulares em relação ao ano passado. Por isso, além de utilizar todo o pátio da SMTT ainda estão utilizando o estacionamento de funcionários.

Quanto à reclamação antiga por parte das empresas de ônibus em relação aos clandestinos, que tiram receita, Tuy assegura que o compromisso da secretaria independe de cobrança das empresas. “O que a prefeitura, através da secretaria, faz, é dar continuidade nos trabalhos de fiscalização e queremos assegurar que o trabalho continua acontecendo. Temos um pátio na secretaria que já está bastante cheio e já pensamos na possibilidade de ampliar e buscar um novo pátio para colocarmos os carros apreendidos”, destaca.

OUTRAS NOTÍCIAS