Simulado de desastres em massa promove integração de várias corporações em Feira de Santana

Paulão 13 de junho de 2018 | 2:33 pm

146694-3

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (13), na Avenida Noide Cerqueira em Feira de Santana o Simulado de Desastres em Massa coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação reuniu várias forças que atuam na cidade como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PM). A simulação escolhida como tema foi de um incêndio relacionado ao uso de fogos.

Maisa Macêdo, coordenadora do Samu, considerou o momento como uma grande aula aberta e um trabalho de prevenção de problemas. Segundo ela, a escolha de incêndio para ser o tema chama a atenção para casas de shows que realizam eventos pirotécnicos e também o período junino que é comum as pessoas utilizarem fogos.

“O Samu coordena essa simulações porque na verdade a gente juntamente com todas as instituições, acreditamos que o planejamento para desenvolver ações com qualidade, é necessário treinar, organizar e direcionar. A gente trabalha com um sistema de comando de incidentes que é um sistema internacional, aprovado em todo o um mundo e nós no Brasil devemos evoluir nessa perspectiva, de trabalhar com prevenção, com planejamento e como enfrentar uma situação de desastre, uma situação dessa magnitude que são várias fragilidades. Que muitas vezes é necessário, um atendimento não só de horas, mas de vários dias e para isso as equipes precisam estar preparadas. Não se prepara uma equipe apenas com treinamento e sim com uma sequência de orientação, de treinamento e de coordenação”, explicou.

Para Maísa, as simulações têm grande importância pra prevenir grandes acidentes e não se deve esperar o problema acontecer para agir de forma primitiva.

“Envolve várias instituições e foi para todo o público de Feira de Santana, para toda a o população da microrregião e toda a população da Bahia e do Brasil. Nós precisamos pensar, articular e ser estrategista para melhorar as condições de saúde da nossa população, não podemos esperar o problema acontecer”, frisou.

Diretor Presidente: Josse Paulo Pereira Barbosa
Departamento Jurídico: Dr. Fernando Oliveira | Dr. Alberto Dalton Coelho
Diretor de Sede: Alex Neves Barbosa
Diretor Administrativo: Paulo Jadson de Oliveira Barbosa
Jornalista:Rebeca Rios
Fone: 75 3021.1910 | Celular: 8835.3367 - 8110.3577


E-mail: programalivredopaulao@gmail.com