O Projeto de Leitura Café com Leite, desenvolvido na Escola Municipal Antônio Brandão de Souza, no distrito de Humildes em Feira de Santana pelo professor Márcio Anunciação está despertando o interesse pela leitura em jovens a adultos da modalidade de ensino EJA e desenvolvendo a oralidade, a escrita e também a percepção de mundo.

A turma se reúne todas as terças-feiras e durante 50 minutos, a aula é dedicada a leitura e viagem pelo universo lúdico da imaginação. Os alunos têm a oportunidade de viajar nos enredos das histórias em quadrinhos e contos infanto-juvenis.

O professor Márcio Anunciação conta que o projeto já trouxe grandes avanços em relação ao aprendizado dos estudantes. A aproximação com os livros e o desenvolvimento da leitura está inclusive colaborando para a identidade e a auto estima de cada um.

“As atividades tem uma metodologia alternativa e de colaboração. Após a leitura dos livros com textos e com ilustração para os que ainda estão adquirindo a competência da leitura, cada um apresenta a história aos colegas em sala. Os resultados já estão começando aparecer e temos avanços na comunicação oral e escrita”, afirmou.

O aluno Jucelino Ferreira de Souza de 46 anos que faz parte da turma do EJA, relatou que antes de participar do projeto nunca teve a oportunidade de abrir uma revista em quadrinhos. De acordo com ele, o contato com a leitura a partir da escola, têm se revelado muito especial e proporcionado experiências incríveis.

“Permite aprender e viajar nas histórias. O colorido das revistas e os desenhos dos livros facilitam a leitura e o entendimento e fica mais interessante aprender”, comenta.

Olívia Bispo Olveira também relata a sua experiência de participar do projeto de leitura. Ela ressalta os aprendizados tanto na vida de estudante, como na vida pessoal.

“É maravilhoso. Existe o respeito as dificuldades e ao que cada um já sabe. Ninguém fica com vergonha de apresentar as histórias e assim todos aprendem juntos”, frisou.

O Projeto Café Com leite é um momento de integração e socialização entre os alunos. A leitura é sempre acompanhada de um bom café, biscoitos, beijus e bolos. A experiência vai aguçando os sentidos, as memórias e fazendo história na vida de cada estudante.