Operação “Walking Dead” desarticula quadrilha que fraudava previdência na Bahia

RTEmagicC_WalkingDead.jpg

RTEmagicC_WalkingDead.jpg

Um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários na região do município de Jacobina, distante 345 quilômetros de Salvador, foi desarticulado na manhã desta quinta-feira durante a Operação Walking Dead, conduzida pela Polícia Federal em Juazeiro e pelo Ministério da Previdência Social.

Ao longo das investigações verificou-se que foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na realidade se encontravam vivos. De acordo com estimativa fornecida pelo Ministério da Previdência, o prejuízo sofrido pelo INSS com as fraudes apuradas supera os R$ 700 mil.

A fraude se dava mediante apresentação de documentos falsos perante o INSS, a exemplo de certidões de óbito, certidões de casamento, folhas de pagamento, entre outros.

Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Jacobina, Ourolândia e Umburanas, todos no interior da Bahia. Nove pessoas estão sendo interrogadas e serão indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

O nome da operação (“Walking Dead”) faz alusão à expressão de língua inglesa que significa “morto vivo” e também a uma série de TV homônima, onde os mortos voltam à vida.

Correio

OUTRAS NOTÍCIAS