Operação fecha três lojas e apreende cerca de quatro toneladas de fogos

fogos

fogos

 

Cerca de quatro toneladas de fogos de artifício foram apreendidas em três estabelecimentos comerciais na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na quarta-feira (19).

Entre as irregularidades identificadas pela operação conjunta da Coordenadoria de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), da Polícia Civil, Procon e Exército, estão a comercialização de produtos com prazo de validade vencido, origem desconhecida, armazenamento inadequado, sem estrutura de concreto, como exige decreto estadual, além do funcionamento de estabelecimento sem alvará. Segundo a polícia, parte do material apreendido será destruído e o restante encaminhado para o depósito da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP).

Os pontos comerciais foram interditados e os responsáveis encaminhados para a Delegacia do Consumidor (Decon), em Salvador, para prestarem esclarecimentos. Dez investigadores e uma delegada do CFPC participaram da ação em Lauro de Freitas.

Apreensão em Muniz Ferreira

 Uma tonelada de material usado na fabricação clandestina de fogos de artifício foi apreendida na segunda-feira (17), na cidade de Muniz Ferreira, a 200 Km de Salvador, na região de Santo Antônio de Jesus. Quatro pessoas foram detidas pela operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os trabalhadores do local onde os fogos eram produzidos também atuavam de forma irregular, sem segurança adequada e recebendo R$ 0,70 para produzir mil bombas. Em uma casa, os policiais encontraram um celular com fotos de crianças trabalhando na produção dos fogos. A operação ocorreu após denúncias recebidas pela PRF e pelo MTE.

Dois auditores fiscais do trabalho e 40 policiais participaram da ação. Entre o material apreendido foram encontrados fogos prontos para comercialização, pólvora, pavis, embalagens, uma máquina de moer, duas motos e uma kombi.

OUTRAS NOTÍCIAS