Seja Bem Vindo ao novo portal de Notícias de Feira de Santana. www.caldeiraodopaulao.com.br Aqui você encontra as Principais Notícias.

Morre em Camaçari jovem infectada por HIV em hospital público na Bahia

Caldeirão do Paulão - Publicado em 19/07/2013 às 18:56:23

 

doacao-de-sangue

A garota infectada por HIV durante uma transfusão de sangue em um hospital público de Salvador em 1998 morreu na manhã desta sexta-feira (19), no Hospital Geral de Camaçari (HGC), na região metropolitana da capital, onde segundo o pai Carlos Alberto, a jovem aguardava vaga e transferência para uma UTI em Salvador. A garota estava na unidade de saúde desde o sábado (27) e o pai fez denúncias a respeito do atendimento prestado à paciente.

 Segundo Carlos Alberto, a menina anos deu entrada na unidade de saúde com sintomas de gripe, mas com a falta de estrutura do HGC, o estado de saúde dela só piorou. Ainda de acordo com Carlos Alberto, a adolescente chegou a ser desenganada pelos médicos do hospital. “O médico desenganou, registrei uma queixa no Ministério Público”, afirmou em conversa com o .

 Pela manhã, antes do registro de morte da garota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que o pedido de leito para a jovem foi realizado há dois dias e que uma vaga de UTI estava sendo providenciada em algum hospital de Salvador.

 Pensão

Em 2012, o Governo do Estado da Bahia foi condenado a pagar pensão vitalícia de quatro salários mínimos e indenização de R$ 100 mil para a menina devido à contaminação pelo vírus HIV. Entretanto, a família da garota diz que nunca recebeu valores referentes à condenação. “O Estado não repassou pensão, nunca recebemos nada, nem uma assistência de saúde, que para mim já seria muito”, diz o pai da adolescente.

 A Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou por meio de nota que recorreu da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (recurso extraordinário) e ao Superior Tribunal de Justiça (recurso especial) e que aguarda o julgamento do mérito.

 A decisão foi proferida pelo desembargador Salomão Resedá, relator do processo, e contou com votos unânimes de mais três desembargadores que participaram da sessão no dia 24 de julho de 2012.

 O caso

A jovem precisou ser internada no Hospital Roberto Santos com três anos de idade, em 1998, por conta de uma anemia, e foi infectada pelo vírus. Em 2005, a família entrou com um processo na Justiça, que chegou a ser julgado em 2010, mas o governo recorreu. Desde então, os pais lutam por uma indenização. Na Bahia, são confirmados de 400 a 500 novos casos de HIV.

 De acordo com dados revelados pela Secretaria de Saúde do Estado, os casos de Aids aumentaram 150% na Bahia e nos últimos três anos, 3.614 novos casos foram registrados. O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia analisou 1241 pessoas infectadas e 50% dos pacientes têm acesso tardio ao serviços de saúde. Para atendimentos especializados, os pacientes devem procurar o Hospital das C

 Clínicas, Roberto Santos, Couto Maia, Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Rede Básica de Saúde e o Serviço Municipal de Assistência Especializada.

Estudante que matou namorada com 36 facadas é condenado mas segue em liberdade

Estudante que matou namorada com 36 facadas é condenado mas segue em liberdadeComentários desativados

O estudante de direito Jardel de Souza, que em 2007 matou com 36 facadas a namorada – a estudante de psicologia Milene Bittencourt -, foi julgado e condenado nesta quinta-feira, 23, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, a 14 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Mas o réu, mesmo condenado, permanecerá em10

Deputado Isidório vai às ruas em carro de som e pede votos a Dilma

Deputado Isidório vai às ruas em carro de som e pede votos a DilmaComentários desativados

O segundo deputado estadual mais votado na Bahia, Pastor Sargento Isidório (PSC), não para de querer chamar a atenção. Mais uma vez, subiu em um carro de som e começou a gritar pedindo votos à presidente Dilma Rousseff (PT). Na tarde desta quinta-feira (23), ele resolveu atrapalhar o trânsito na Avenida Paralela – uma das10

Corpo sem cabeça é encontrado dentro de mala em lixão

Corpo sem cabeça é encontrado dentro de mala em lixãoComentários desativados

Populares encontraram na manhã desta sexta-feira (24), o corpo de um homem dentro de uma mala no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, de acordo com informações da Central de Polícia (Centel). Segundo a polícia, a mala foi localizada em um lixão na rua Ramos de Queiroz. A cabeça não foi encontrada. Policiais10

Datafolha: pesquisa aponta Dilma como preferida dos eleitores com 53%; Aécio tem 47%

Datafolha: pesquisa aponta Dilma como preferida dos eleitores com 53%; Aécio tem 47%Comentários desativados

  A última pesquisa que revela a preferência dos eleitores em relação aos candidatos à Presidência da República para o segundo turno, aponta a candidata Dilma Rousseff, do PT, como a preferida dos eleitores, com 53% dos votos. Já Aécio Neves, do PSDB, aparece com 47% dos votos válidos – que não contam com brancos,10

Professora é presa por se envolver sexualmente com aluno de 16 anos

Professora é presa por se envolver sexualmente com aluno de 16 anosComentários desativados

Uma professora de 24 anos foi presa após se envolver com o aluno de 16 anos nos Estados Unidos. O relacionamento entre Megan Mahoney e o adolescente, que estudava na Escola Católica de Staten Island, onde ela lecionava ginástica, durou três meses. Em uma das ocasiões, o ato aconteceu dentro da escola. Ela também responde10

Leia mais

Polícia

Corpo sem cabeça é encontrado dentro de mala em lixão
Homem é morto com vários tiros na cabeça no Anel de Contorno
Suspeito de assalto morre dentro de pizzaria em Feira de Santana
Operação Mutação de irregularidades apreende 41.500 litros de combustíveis
Leia Mais

Contatos e Informações

Redes Sociais

Assuntos mias descutidos

Caldeirão do Paulão
© Caldeirão do Paulão All rights reserved.