Seja Bem Vindo ao novo portal de Notícias de Feira de Santana. www.caldeiraodopaulao.com.br Aqui você encontra as Principais Notícias.

Morre em Camaçari jovem infectada por HIV em hospital público na Bahia

Caldeirão do Paulão - Publicado em 19/07/2013 às 18:56:23

 

doacao-de-sangue

A garota infectada por HIV durante uma transfusão de sangue em um hospital público de Salvador em 1998 morreu na manhã desta sexta-feira (19), no Hospital Geral de Camaçari (HGC), na região metropolitana da capital, onde segundo o pai Carlos Alberto, a jovem aguardava vaga e transferência para uma UTI em Salvador. A garota estava na unidade de saúde desde o sábado (27) e o pai fez denúncias a respeito do atendimento prestado à paciente.

 Segundo Carlos Alberto, a menina anos deu entrada na unidade de saúde com sintomas de gripe, mas com a falta de estrutura do HGC, o estado de saúde dela só piorou. Ainda de acordo com Carlos Alberto, a adolescente chegou a ser desenganada pelos médicos do hospital. “O médico desenganou, registrei uma queixa no Ministério Público”, afirmou em conversa com o .

 Pela manhã, antes do registro de morte da garota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que o pedido de leito para a jovem foi realizado há dois dias e que uma vaga de UTI estava sendo providenciada em algum hospital de Salvador.

 Pensão

Em 2012, o Governo do Estado da Bahia foi condenado a pagar pensão vitalícia de quatro salários mínimos e indenização de R$ 100 mil para a menina devido à contaminação pelo vírus HIV. Entretanto, a família da garota diz que nunca recebeu valores referentes à condenação. “O Estado não repassou pensão, nunca recebemos nada, nem uma assistência de saúde, que para mim já seria muito”, diz o pai da adolescente.

 A Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou por meio de nota que recorreu da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (recurso extraordinário) e ao Superior Tribunal de Justiça (recurso especial) e que aguarda o julgamento do mérito.

 A decisão foi proferida pelo desembargador Salomão Resedá, relator do processo, e contou com votos unânimes de mais três desembargadores que participaram da sessão no dia 24 de julho de 2012.

 O caso

A jovem precisou ser internada no Hospital Roberto Santos com três anos de idade, em 1998, por conta de uma anemia, e foi infectada pelo vírus. Em 2005, a família entrou com um processo na Justiça, que chegou a ser julgado em 2010, mas o governo recorreu. Desde então, os pais lutam por uma indenização. Na Bahia, são confirmados de 400 a 500 novos casos de HIV.

 De acordo com dados revelados pela Secretaria de Saúde do Estado, os casos de Aids aumentaram 150% na Bahia e nos últimos três anos, 3.614 novos casos foram registrados. O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia analisou 1241 pessoas infectadas e 50% dos pacientes têm acesso tardio ao serviços de saúde. Para atendimentos especializados, os pacientes devem procurar o Hospital das C

 Clínicas, Roberto Santos, Couto Maia, Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Rede Básica de Saúde e o Serviço Municipal de Assistência Especializada.

Menina de 13 anos perde 30 quilos após sofrer bullying

Menina de 13 anos perde 30 quilos após sofrer bullyingComentários desativados

Uma menina de 13 anos que estava passando por problemas sociais e de saúde por estar acima do peso seguiu o exemplo da mãe e conseguiu emagrecer quase 30 quilos em Santos, no litoral de São Paulo. Isabela Martins Ribeiro Vilar enfrentou os desejos de criança por balas e doces, o preconceito na escola e10

486 casos de hepatites virais confirmados em cinco anos

486 casos de hepatites virais confirmados em cinco anosComentários desativados

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais está sendo lembrado nesta segunda-feira, 28, com uma mobilização em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na Avenida Getúlio Vargas. A ação do Programa Municipal de DST/HIV aids e Hepatites Virais tem como tema: “Hepatites, proteja-se, informe-se”. Somente no Programa Municipal, entre 2009 e 2013, foram10

Empregador deve assinar carteira de domesticas até o dia 8

Empregador deve assinar carteira de domesticas até o dia 8Comentários desativados

A partir de 8 de agosto empregadores que deixarem de assinar a carteira de trabalho de empregadas domésticas estarão sujeitos a uma multa de R$ 805. O valor pode aumentar em caso de omissão do empregador, idade do empregado e tempo de serviço. Esta é mais uma das medidas que passam a valer após a10

TRE-SP recebe 825 pedidos de impugnação a candidatos

TRE-SP recebe 825 pedidos de impugnação a candidatosComentários desativados

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu 825 pedidos de impugnação aos registros de candidatura publicados no edital do dia 18. Até agora, somando-se às impugnações do primeiro edital, já são 1.441 questionamentos às candidaturas solicitadas. O prazo para apresentação de pedidos de impugnação ao terceiro edital com 824 registros de candidatura, publicado10

Eleita a rainha da Vaquejada de Serrinha 2014

Eleita a rainha da Vaquejada de Serrinha 2014Comentários desativados

A bela Naiane Oliveira, de 20 anos, foi coroada Rainha da Vaquejada de Serrinha 2014, na noite deste sábado (26/07), no Parque Maria do Carmo, distante 170 quilômetros de Salvador. Naiane concorreu com 40 candidatas pelo reinado da vaquejada, considerada a maior do Brasil. A jovem serrinhense, enfermeira por formação, disse que não esperava ser10

Leia mais

Polícia

Vítima de espancamento morre no Hospital Clériston Andrade
Namorados de 14 anos somem e deixam carta de despedida falando de liberdade
DHPP de Feira dispõe de aplicativo para localizar foragidos
Agentes fazem ‘vaquinha’ para aumentar muro de presídio e inibir tentativas de fuga
Leia Mais

Contatos e Informações

Redes Sociais

Assuntos mias descutidos

Caldeirão do Paulão
© Caldeirão do Paulão All rights reserved.