Moradores de rua são vacinados contra Hepatite B

2322018085601

2322018085601

Moradores de rua de Feira de Santana foram imunizados contra Hepatite B, nesta quinta-feira, 22, visando evitar a transmissão da doença entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação foi promovida pelo Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com o Programa Municipal de Hepatites Virais.

A imunização, realizada na sede do Centro Pop, foi realizada após orientações feitas por profissionais de saúde sobre a transmissão da doença, as consequências, os tipos de hepatite e os cuidados, como a utilização de preservativo, que também foram distribuídos, e a vacinação. Atraiu dezenas de moradores de rua, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a doença.

O público, predominantemente de homens, ouviu atento as explicações e descobriu a importância da imunização. “Eu estou atento sobre a importância de me prevenir contra doenças. Já tomei vacina contra a febre amarela e agora tomei da hepatite também porque sei que é necessário. E os outros devem fazer a mesma coisa para evitar doenças”, alertou Thiago de Lima Paulo (foto), 35 anos, morador de rua.

A coordenadora do Centro Pop, Ediane Cibeli dos Santos, explica que o equipamento municipal tem como meta atender entre 250 a 280 moradores de rua/mês mas já chega a atender em torno de 350.
Já a pedagoga do equipamento, Simaia Marques Campos, observa que a iniciativa foi motivada em função da condição de vulnerabilidade do público atendido pelo Centro Pop. “Já fizemos palestras informando sobre a doença e teste rápido de hepatite e, graças a Deus, nenhum deu positivo”, frisou.

Além da primeira dose ministrada nesta quinta-feira, 22, os moradores de rua deverão tomar uma segunda dose no dia 22 de março e a terceira no dia 22 de julho, ou seja, cinco meses depois da segunda dose. E as próximas vacinações deverão ter tomadas em qualquer posto de saúde da rede pública municipal.

OUTRAS NOTÍCIAS