images

 

Criado para levar energia elétrica à zona rural de forma gratuita, o programa Luz para Todos completa 500 mil ligações na Bahia, marca ocorrida na Fazenda Estrela, no município de São José do Jacuípe, a 286 quilômetros de Salvador. A meta do programa é ligar mais 87.600 novos consumidores no estado.

Em Belmonte, na comunidade de Bu, a Coelba executa no momento obras que beneficiarão 200 famílias de pequenos e médios agricultores que se dedicam ao cultivo de cacau e culturas de subsistência. Com investimento de R$ 3 milhões, 90 famílias já foram contempladas pelo programa, na primeira etapa, enquanto outros 110 imóveis serão beneficiados em pouco tempo, com as obras em fase inicial.

O Luz para Todos dá prioridade às cidades com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média do estado e localidades com atendimento energético inferior a 50%. A Bahia é o estado que possui a maior população rural do país.

O programa foi criado pelo governo federal em novembro de 2003, com o objetivo de levar energia elétrica a dois milhões de lares brasileiros que, à época, permaneciam sem acesso a uma fonte confiável e permanente de eletricidade. A meta inicial foi atingida em maio de 2009, o que representou tirar da escuridão cerca de dez milhões de pessoas que vivem na zona rural de todo o país.

Desde seu lançamento, o Luz para Todos já foi estendido várias vezes, por conta de um fenômeno provocado, em parte, pelo próprio programa: os municípios beneficiados passaram a receber de volta as pessoas que os haviam abandonado tempos antes, em busca de melhores condições de vida.