Fotógrafa de 74 anos se retrata nua para quebrar tabus

marna9

marna9

Aos 70 anos, enquanto pensava no envelhecimento, Marna Clarke teve a ideia de tirar retratos de si mesma. Em muitas delas, está nua.

“Eu queria ver como o ‘velho’ se parecia em mim, então comecei a tirar fotos do meu corpo nu: pés, mãos, tronco, braços, pernas, rosto, cabelos. Eu precisava segurar as fotos em minhas mãos, não apenas me olhar no espelho por um instante”, contou ela, hoje com 74 anos, ao “Huffington Post”.

Ela diz que tomou coragem de mostrar seu trabalho a um pequeno grupo de pessoas que poderia apreciar seu trabalho. Segundo Marna, os incentivos vieram combinados com confusão e perplexidade.

“Nem todo mundo está pronto para olhar para corpos nus, ainda mais velhos. Eu estava vagando em algum dos nossos tabus culturais, ou seja, o envelhecimento, seus velhos corpos nus e morte”, explica ela, que também faz retratos ao lado do marido, Igor.

marna5Marna é crítica em relação à aceitação dos idosos. “Nessa cultura de adoração à juventude, os velhos são sempre ignorados, esquecidos, invisíveis”, avalia. E completa: “Ainda assim, seres humanos são sempre curiosos sobre os outros e famintos por verdades”.

“Eu decidi chamar atenção para aqueles de nós considerados idosos, cujas vidas não são mais sobre educar as crianças ou construir carreiras, que são independentes, saudáveis e ativos e têm tempo e energia para ir atrás de novos e velhos interesses”, destaca Marna.

A fotógrafa completa: “Eu queria conferir a beleza e o espírito dessa época por meio de fotos minhas e da minha vida”.

OUTRAS NOTÍCIAS