Espetáculo inspirado na Guerra de Canudos estreia em Salvador; entrada é gratuita

canudos-espetaculo

canudos-espetaculo

A peregrinação do líder religioso, Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos (1896) é o tema central do espetáculo “Arraial”, que estreia na próxima quinta-feira (12), no Teatro Martim Gonçalves (Canela), com entrada gratuita.

A peça é uma adaptação da obra “Antônio Conselheiro”, de Joaquim Cardozo, e tem direção de Saulus Castro, que lança em cena um paralelo dos problemas sociopolíticos, vivenciados na época pela população nordestina, com o momento atual do país.

Além da estreia na quinta-feira, terão sessões na sexta (13), sábado (14) e domingo (15), sempre às 17h e às 20h.

A montagem é o quinto espetáculo do Coletivo Duo e no elenco estão os atores Antônio Fábio, Bira Freitas, Gabrielle Santana, Gésner Braga, Thiago Ribeiro e Hamilton Lima. Já a direção musical é assinada por Luciano Salvador Bahia.

A inspiração para “Arraial” veio da obra do pernambucano Joaquim Cardozo, escrita em 1975, na qual aborda o contexto histórico da Guerra de Canudos. A adaptação mergulha ainda mais nas entrelinhas econômicas e políticas que anteciparam o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular liderado por Antônio Conselheiro.

A abordagem trazida aos palcos por Saulus Castro traça um paralelo entre esse episódio com o momento sociopolítico que o Brasil vivencia na atualidade.

SERVIÇO

O que: Espetáculo Arraial – adaptação de “Antônio Conselheiro”, de Joaquim Cardozo
Onde: Teatro Martim Gonçalves
Quando: 12 a 15 de julho (quinta, sexta, sábado e domingo), sessões: às 17h e às 20h
Quanto: Entrada gratuita

OUTRAS NOTÍCIAS