Dicas para quem vai voltar a fazer academia

academia

academia

Você está com vontade de voltar a malhar depois de um longo tempo fora dos treinos? Isso tem cara de preocupação com a chegada do verão! Bom, sendo esse o motivo ou não, qualquer pessoa que queira começar a malhar ou esteja voltando aos treinos depois de um longo tempo afastado, deve tomar algumas medidas para não se arrepender depois. Veja quais são.

Faça uma avaliação física

Por meio dela, o médico consegue estabelecer quais exercícios e qual frequência é boa para você, caso você tenha ou não algum problema de saúde. No caso de exercícios na água, também é preciso fazer exame dermatológico, para ver se você tem alguma doença que possa ser transmitida pela água.

Compre roupas ideais

Roupas de ginásticas devem ser confortáveis, absorver o suor e ainda permitir a movimentação do corpo com liberdade. O tênis é importantíssimo e cada modalidade pede um tipo dele. Quem corre, por exemplo, deve optar por tênis mais leves. Já quem vai fazer aulas em academia, pode escolher os que amenizam mais o impacto. No caso de esportes aquáticos, nada de colocar o biquíni que usa na praia; opte por maiôs que tenha decote nadador ou costas cruzadas. Esses modelos são mais seguros na hora de se exercitar.

Não se esqueça do alongamento e do aquecimento

Muitas pessoas acham que essas duas etapas são irrelevantes e só fazem perder tempo. Nada disso. O aquecimento prepara os músculos e articulações para se exercitar melhor, diminuindo o impacto do exercício. O alongamento também “esquenta” as fibras musculares e evita que o corpo sofra lesões com o exercício.

Comece devagar

Seu corpo leva certo tempo para responder aos estímulos dos exercícios. Por isso é bom malhar no ritmo dele, evitando forçá-lo demais. Comece treinando uma vez por semana e quando sentir segurança ou o treino não a deixar dolorida, aumente a frequência. Forçar o corpo a treinar mais achando que terá resultados mais rápidos é furada. Isso apenas aumenta suas chances de ter uma lesão.

OUTRAS NOTÍCIAS