Crime ambiental pode ter causado água preta do rio Tietê em Salto

20141127085843001foto

20141127085843001foto

A água escura que apareceu no rio Tietê, em Salto (SP), nesta manhã de quinta-feira (27/11) chama a atenção da população e de orgãos ambientais. Segundo Malu Ribeiro, coordenadora do projeto SOS Mata Atlântica, a situação é crítica. “É um crime ambiental, precisa ser investigado”, afirma.

Algumas hipóteses do que pode ter gerado essa cor no rio são levantados pela ambientalista. “Deve ter sido um acidente de operação de barragem, abertura de reservatórios que transferiu sedimentos e resíduos tóxicos”, afirma. Malu comenta que o fenômeno pode causar impactos ambientais. “Pode gerar mortandade de peixes, impacto nocivo a saúde pública das populações ribeirinhas”, afirma Malu Ribeiro.

O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Salto, João Conti Neto, diz que o monitoramento está sendo feito para identificar a origem dessa água escura. “Nós temos informação que isso vem de São Paulo, e em alguns locais a condição da água já esta melhor. Acreditamos que em seis horas a situação deve estar melhor”, afirma Neto.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS