Berrantes e aboios marcam Festa do Vaqueiro em Jaguara

DSC06410

 

Jaguara
Foto: Alex Neves/Caldeirão do Paulão

Guiada pelo inconfundível som do berrante e de aboios, a comitiva de vaqueiros encouraçados, símbolo de resistência do homem sertanejo, cruzou as ruas do distrito de Jaguara, anunciando a tradicional Festa do Vaqueiro, na manhã deste domingo, 28. Este ano o evento, realizado durante dois dias (27 e 28), reuniu um número recorde de profissionais e apaixonados pela arte de manejo de gado, motivados pelo reconhecimento da profissão este ano.

A Festa do Vaqueiro, de destaque no cenário nacional, mantém viva uma tradição que está diretamente ligada às origens de Feira de Santana, cidade formada a partir de pouso de viajantes e de passagem de boiadas que cortavam o sertão.

Tipicamente trajados de gibão de couro, perneiras, luvas, chapéus, chibata de couro, jaleco e peitoral, que juntos protegem contra o sol escaldante do sertão e dos espinhos e galhos de plantas da caatinga, os vaqueiros mostraram a força da tradição que encanta crianças, jovens e adultos, durante desfile pelo distrito de Jaguara.

DSC06410

Além do som forte e marcante do berrante, que tem como um de seus expoentes Neto do Berrante, como é conhecido Mário Borges, um morador do povoado de Terra Dura e que faz questão de alimentar a tradição, também participaram do desfile a rainha e princesas, jovens entre 14 e 17 anos eleitas entre moradoras da comunidade e que desfilaram em seus cavalos.

As comemorações também foram marcadas por missa, celebrada pelo diácono Gilberto Santana, que ressaltou a importância da tradição e o importante papel do Governo Municipal que vem revitalizando o evento. Ele agradeceu ao prefeito José Ronaldo de Carvalho por ter incluído o evento no calendário oficial de festas do município.

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância do reconhecimento do importante papel dos vaqueiros e da necessidade de manutenção desta tradição com a promoção e revitalização da Festa do Vaqueiro.

 Durante o evento também estiveram presentes os secretários municipais de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes; de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Tourinho; e o chefe de Gabinete do prefeito, Mário Borges, além dos vereadores Wellington Andrade, Justiniano França, Carlito do Peixe e David Neto.

OUTRAS NOTÍCIAS