Balão ‘bebê Trump’ é usado em protesto contra a visita do presidente americano a Londres

bebe-trump

bebe-trump

A primeira visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Reino Unido motiva protestos nesta sexta-feira (13), em Londres. Manifestantes usaram um balão inflável gigante que representa Trump como um bebê nesta manhã na frente do parlamento britânico. O balão de seis metros é laranja, tem braços curtos, um topete e está de fralda.

Mulheres participaram da marcha “Stop Trump” com cartazes com críticas contra o sexismo. Mais de 50 mil pessoas se inscreveram para particiar da manifestação. O número de presentes ainda não foi divulgado oficialmente. Cerca de cinco mil pessoas, segundo estimativa da CNN, participavam de atos públicos no início da tarde no horário local.

Marcha feminina de 'Stop Trump' passa por ruas de Londres nesta sexta-feira (13)  (Foto: Jeff Schaeffer/AP)

Marcha feminina de ‘Stop Trump’ passa por ruas de Londres nesta sexta-feira (13) (Foto: Jeff Schaeffer/AP)

Para evitar protestos, os principais eventos da agenda serão fora de Londres. Nesta manhã, o presidente americano se reuniu com a premiê britânica, Theresa May, na casa de campo dela, em Chequers. Porém, mais tarde, ele se encontrará com a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.

Ainda nesta sexta, ele e Melania viajarão à Escócia para uma visita privada, na qual espera-se que compareçam aos empreendimentos de golfe que Trump tem na região.

Balão polêmico

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, defendeu sua decisão de autorizar o uso do balão inflável na manifestação desta sexta em entrevista à “BBC Rádio 4”. “O senhor pode imaginar se limitássemos a liberdade de expressão porque alguém pode se sentir ofendido?”, indagou o prefeito, que é do partido trabalhista.

OUTRAS NOTÍCIAS