Alimentação balanceada melhora índice de aprendizagem

Curso forma__o FNDE 6

Curso forma__o FNDE 6

As escolas que fornecem uma alimentação balanceada possuem índices de aprendizagem melhores, observa o técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Olavo de Oliveira Braga Neto. Ele diz que a má alimentação traz consequências negativas para os alunos e para as unidades de ensino. “Infelizmente, muitas crianças ainda dependem da escola para que sejam nutridos e o rendimento delas está ligado a isso”, adverte.

Seu colega técnico do FNDE, Jader Leite, fala que alimentação na escola é algo extremamente necessário. “No nosso setor, nada acontece de um dia para o outro, são longos processos de mudança, e é por isso que devemos debater estes assuntos para promover melhorias”, afirma.

Curso forma__o FNDE 2

Responsáveis pelo encontro de formação, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que estiveram em Feira de Santana desde a última segunda-feira, 14, destacaram a importância de conhecer de perto a realidade do município. Para Jader, este é o momento de “olhar nos olhos, explicar o que é o FNDE e conhecer de perto o trabalho de vocês”.

Os técnicos do FNDE vieram de Brasília a fim de monitorar e acompanhar a merenda oferecida nas escolas quilombolas. Eles visitaram dez escolas do município e apresentaram aos participantes do encontro de formação os princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e discutiram a importância do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Curso forma__o FNDE 3

Conforme a professora Isaura Beatriz Cerqueira Ribeiro, da Escola Municipal da Amizade, do distrito de Humildes, muitas vezes a unidade de ensino fornece a refeição mais importante para as crianças no dia. E o rendimento delas é afetado quando não estão bem alimentados. “Geralmente, eles perdem o foco e ficam inquietos, é perceptível a diferença em sala de aula”, avalia.

Quixabeira da Matinha animou participantes

O grupo Quixabeirinha da Matinha, formado por estudantes da Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, do distrito da Matinha, animou a plateia com uma apresentação em que destacam o trabalho de valorização do samba de roda realizado na unidade de ensino.

Fotos | Matheus Rocha

OUTRAS NOTÍCIAS