Agentes de endemias combatem o aedes aegypti nos cemitérios

cemiterio

cemiterio

Foto: Divulgação

No próximo domingo, 2, Dia de Finados, o fluxo de pessoas que vai visitar os túmulos de familiares e amigos nos cemitérios aumenta. Nesta época, levam flores e plantas. Considerados como locais estratégicos para a proliferação do mosquito aedes aegypti, os cemitérios recebem atenção dos agentes de endemias quinzenalmente. Contudo, em novembro, as ações são intensificadas.

Neste sábado, 1, as equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão no Cemitério Piedade, onde será feito o tratamento focal e perifocal, com borrifação de inseticida através da bomba costal. O mesmo será feito no São Jorge.

O coordenador de endemias, Edilson Matos, afirma que os cemitérios são locais onde são encontrados possíveis criadouros para o mosquito – transmite a dengue e a febre chikungunya. Por isso, recomenda que as pessoas não levem vasos com flores ou plantas naturais.

“Esses recipientes que acumulam água são propícios para o aedes aegypti se proliferar”, observa. O coordenador ressalta que também serão dadas orientações para conscientizar as pessoas. “Vamos informá-las que a água que lavam os túmulos podem se acumular. Portanto, devem ficar atentas para isso”, diz.

OUTRAS NOTÍCIAS