J

 

Os 464 anos de Salvador recebem uma homenagem especial do governador Jaques Wagner durante a abertura do programa Conversa com o Governador desta terça-feira (26). “A primeira capital do Brasil, capital da diversidade, da cultura, da alegria… Então, parabéns Salvador por mais esse aniversário”.

Wagner traz informações sobre as principais obras do Governo do Estado na capital baiana e também sobre a reunião, em São Paulo, com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha que reuniu cerca de 400 empresários. O governador destacou, no evento, o crescimento do PIB estadual de 3,1%, “praticamente quatro vezes mais do que a média brasileira”, e apresentou as oportunidades disponíveis na região para o empresariado alemão.

Os resultados da reunião com a Presidenta Dilma Rousseff, na última sexta-feira, para discutir as ações a serem adotadas para a convivência com a seca, também estão contemplados nesta edição, que ainda traz uma análise do governador da negociação que resultou no final da greve dos médicos da rede estadual. “É uma conquista dos médicos o Plano de Cargos deles, que era um anseio de muito tempo”.

Wagner enumera, no programa, as melhorias que Salvador vem recebendo ao longo desses seis anos de governo.  “Eu chamaria a atenção especificamente para a obra da Fonte Nova (foto), que vai ter seu primeiro grande jogo, um BAVI no dia 7 de abril, Primeiro, é um presentaço, porque é um equipamento de primeiro mundo que vai servir para futebol, para grandes shows e espetáculos, vai aumentar a capacidade do turismo em Salvador na época de baixa estação”.

Outros grandes investimentos, para o governador, são o Hospital do Subúrbio, a Via Expressa, que está sendo concluída, e o saneamento, que foi elevado acima para 93% de cobertura com o novo emissário Submarino. Wagner também destaca o programa Minha Casa, Minha Vida, a obra viária do Sistema 2 de Julho, na saída do aeroporto, a reforma da Maternidade Tsyla Balbino, o Estádio de Pituaçu “e tantas outras obras de recuperação do Parque São Bartolomeu, de várias estruturas nos Alagados, melhorando a qualidade de vida”.

“Em janeiro, fevereiro e no começo de março nós tivemos uma redução da média de 18% dos homicídios aqui em Salvador”

As nove bases comunitárias de segurança instaladas em Salvador também foram lembradas por Wagner. “Em janeiro, fevereiro e no começo de março nós tivemos uma redução da média de 18% dos homicídios aqui em Salvador. Estamos dando vários presentes ao longo do tempo, mas nesse 29 de março eu chamarei a atenção para a inauguração da Fonte Nova, que vai acontecer no dia 7 de abril. Eu diria que esse é o presente desse ano de 2013”.

O governador afirma que recebeu uma convocação da presidente Dilma para trabalhar junto com o governo federal nas ações de convivência com a seca, “levando sugestões, mostrando a necessidade de que a questão do milho chegue rapidamente para poder auxiliar nossos criadores, para que não percam mais ainda os seus animais”.

Wagner ressaltou a necessidade da ampliação da disponibilidade de carros-pipa e da perfuração e instalação de poços. “Eu posso garantir que senti absolutamente sensibilidade da presidenta Dilma em relação ao sofrimento que o nosso povo vem passando na Bahia e em todo o Nordeste”.

Durante o programa, o governador diz que o governo federal deve anunciar, nesta semana ou na próxima, novas e maiores medidas ainda para minimizar o sofrimento do povo nordestino, devido à seca. “É claro que a gente espera que a chuva chegue, porque se ela não chegar a situação vai se agravando cada vez mais. Mas nós estamos atentos, no dia-a-dia, acompanhando todo o sofrimento do povo e tendo ações para minimizar esse sofrimento”.

“Chamo a atenção que dentro desse plano, acumulando desde o começo do meu governo, determinados segmentos da categoria terão reajustes de até 300%”

Comentando a negociação com a classe médica, o governador diz que recebeu as lideranças da categoria. “Felizmente, chegamos a um denominador comum, evitando o sofrimento da população com uma eventual paralisação”. Segundo Wagner a conquista do Plano de Cargos era um anseio de muito tempo. “Chamo a atenção que dentro desse plano, acumulando desde o começo do meu governo, determinados segmentos da categoria terão reajustes de até 300%, melhorando, inclusive muito, alguns que se aposentaram com salários extremamente irrisórios”.

Wagner se despede desta edição desejando muita paz e fé, “já que essa semana é importante para todos os católicos, a Semana Santa, um momento de recolhimento e reflexão. Desejo a todos uma Sexta-feira da Paixão de muita paz, em família, de muita oração, de muita prece para o bem do povo baiano, do povo brasileiro e de toda humanidade”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), veiculado pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e disponibilizado na página do Conversa para as emissoras de rádio e outros segmentos de comunicação que replicam o conteúdo.